
Ambiente educativo
Em contexto de creche, o principal fator que condiciona o desenvolvimento da criança insere-se na organização do ambiente educativo, cujo é "encarado por muitos especialistas como um dos factores de maior relevo e projecção na resposta que é dada às crianças" (Marchão, 1997, p. 54). O desenvolvimento e as aprendizagens de crianças pequenas requerem "a necessidade de um ambiente calmo, sereno, higiénico, arejado e caracterizado por relações afectivo-pedagógicas de elevada qualidade entre os pares" (Marchão, 1997, p. 18) e, por isso, é importante que sejam asseguradas, de forma cuidadosa, as condições de um ambiente que satisfaça as necessidades e os interesses das crianças. Por sua vez, o ambiente só é considerado bom para a criança se o adulto o considerar bom também (Katz, citado por Portugal, 1998).
Presente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, um ambiente educativo organizado é imprescindível no desenvolvimento facilitado e na aprendizagem de uma criança. É através da articulação de interações entre crianças, entre crianças e adultos e entre adultos, da organização de recursos humanos e dos materiais que as funções educativas de uma creche são caracterizadas num quotidiano de qualidade.
Assim, de acordo com Portugal (2011)
as relações que se estabelecem com um bebé (…) assumem-se como uma verdadeira relação educativa, que vai muito além de uma mera relação de "tomar conta". (…) Interacções, cuidados de rotina, actividades livres e jogo, estando o adulto sempre disponível, são as grandes estratégias de desenvolvimento curricular, sem esquecer a importância do estabelecimento de relações colaborativas, "alianças" com as famílias, dimensões determinantes da qualidade dos serviços de creche (Portugal, 2011, pp. 52-53)