Brincar em Educação de Infância

   Em Educação de Infância, um dos documentos mais importantes para um educador de infância são as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, dado que é através deste que um educador apoia a construção e a gestão do seu currículo.

   À medida que o brincar foi sendo valorizado e ganhando novos significados, começou a pensar-se de que forma é que poderia ser uma fonte de aprendizagem para um desenvolvimento mais rico das crianças. Neste sentido, o brincar é articulado com outras áreas do conhecimento.

Esta articulação entre áreas de desenvolvimento e aprendizagem assenta no reconhecimento que brincar é a atividade natural da iniciativa da criança que revela a sua forma holística de aprender. Importa, porém, diferenciar uma visão redutora de brincar, como forma de a criança estar ocupada ou entretida, de uma perspetiva de brincar como atividade rica e estimulante que promove o desenvolvimento e aprendizagem e se caracteriza pelo elevado envolvimento da criança, demonstrado através de sinais como prazer, concentração, persistência e empenhamento (Silva et. al, 2016, p. 10-11)

   Presente no glossário deste documento, o brincar é visto como uma "atividade espontânea da criança, que corresponde a um interesse intrínseco e se caracteriza pelo prazer, liberdade de ação, imaginação e exploração" (Silva et. al, 2016, p. 105).


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora